Organização Mundial de Meteorologia
Tempo · Clima · Água
Serviço de Informação Meteorológica à escala Mundial
Previsões oficiais

Sobre o sítio de internet

Introdução

Este projeto da OMM sobre as previsões meteorológicas para as cidade do mundo, explora a troca e partilha de informações sobre o tempo na Internet. Neste sentido este site é patrocinado pela OMM - Serviço de Previsão Meteorológica à Escala Mundial (WWIS) é definido como uma fonte centralizada, na Internet, para os meios de comunicação acederem a informações sobre a previsão do tempo emitido pelo Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nationais  (SMHN) de forma eficiente e eficaz. O site WWIS é desenvolvido e mantido pelo Observatório de Hong Kong (HKO) de Hong Kong, na China.

Este site apresenta observações, previsões meteorológicas OFICIAIS e informações climatológicas para as diversas cidades, fornecidas pelos Serviços Meteorológicos e Hídrológicos Nacional (SMHN) ao nível mundial. Os SMHN são as entidades responsáveis por executar programas de observações meteorológicas oficiais nos seus respectivos países. Este site também disponibiliza links para os sites dos serviços oficiais de previsão tempo e para os sites oficiais, sempre que disponíveis, de turismo organização. Os icones relativos ao tipo de tempo são apresentados juntamente com a descrição da previsão de tempo, facilitando desta forma a interpretação da informação.

Os meios de comunicação social são bem-vindos para tornar públicas as informações apresentadas neste web site. Ao fazê-lo, deve ser dado o crédito ao respectivo SMHN.

Em fevereiro de 2018, o WWIS disponibilizou informações meteorológicas oficiais para 2152 cidades, das quais 2013 com informação relativa à previsão do estado tempo de 135 membros e 1985 cidades com informação climatológica de 169 membros. Sugestões para enriquecer o conteúdo deste site serão bem-vindas.

Introdução

Collapse

Fundo

A Comissão de Sistemas Básicos (CBS) da Organização Meteorológica Mundial (OMM), na sua Décima Segunda Sessão, em Genebra, 27 novembro - 8 dezembro de 2000, debateu a necessidade de reforçar o reconhecimento dos serviços de meteorologia públicos (SMHN), através da criação de um projeto piloto. A Comissão concordou com a definição de centro de recolha, designado para recolher as previsões meteorológicas fornecidas pelos SMHN participando. O Centro de recolha de informação geraria um produto integrado com as previsões meteorologicas para as cidade de todo o mundo e torná-lo disponível para uso por todos os membros da OMM para a divulgação junto do público e dos media.

O site WWIS patrocinado pela WMO está configurado para exibir as informações meteorológicas fornecidas pelos SMHN participantes. A Comissão concordou que Hong Kong, China, iria assumir a liderança no desenvolvimento do projeto e atuar como centro de recolha.

Em fevereiro de 2005, surgiram quatro versões linguísticas, Inglês, Árabe, Chinês e Português. Na 13 ª Sessão do CBS, em São Petersburgo, 23 fevereiro - 3 março de 2005, a Comissão concordou em transformar o projeto piloto numa componente operacional do Programa Público Serviço de Tempo e que os atuais Membros de acolhimento, China; Hong Kong, China; Macau, China;  Omã, continuariam a manter o chinês, Inglês, Português e versões em árabe do site da WWIS respectivamente. A Comissão designou que Hong Kong,China para servir como o coordenador da operação WWIS em colaboração com outros membros da OMM.

Em setembro de 2006, a Espanha juntou-se aos outros anfitriões e lançou a versão em espanhol para acesso público.

Em janeiro de 2007, a França juntou-se aos outros anfitriões e lançou a versão em françês para acesso público.

Em março de 2009, a Alemanha juntou-se aos outros anfitriões e lançou a versão em alemão para acesso público.

Em agosto de 2009, a Italia juntou-se aos outros anfitriões e lançou a versão em italiano para acesso público.

Em 2011, o MyWorldWeather foi lançado no iPhone.

Em março de 2011, a Federação Russa juntou-se aos outros anfitriões e lançou a versão em russo, aumentando para o número de nove versão do projeto.

Em dezembro de 2011, a Polónia juntou-se aos outros anfitriões e lançou a versão polaca, aumentando para dez o número de versão do projeto.

Em janeiro de 2013, o Observatório de Hong Kong (HKO) lançou uma versão de teste do MyWorldWeather na plataforma Android, que oferece suporte a vários idiomas, incluindo Inglês, espanhol e polaco.

Em março de 2013, foi lançada a versão sete línguas de MyWorldWeather app em ambas as plataformas iPhone e Android.

Em agosto de 2013, foi lançada uma nova versão do app MyWorldWeather em ambas as plataformas iPhone e Android. Ele suporta nove línguas, viz. Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Alemão, Coreano, Português, polaco e espanhol.

Em maio de 2014, a HKO anuncia que a colheita ou da produção Centro de Dados (DCPC) para o Serviço de Previsão Mundial.

Em junho de 2014, o HKO anunciou o lançamento de um site recém juntamente com site móvel para o Serviço de Previsão Mundial.

Em dezembro de 2015, o Observatório de Hong Kong (HKO) e Administração Meteorológica da Coreia (KMA) lançou a versão coreana, fazendo com que as versões linguísticas totais para onze.

Em Janeiro de 2016, uma nova versão do MyWorldWeather app foi lançado na plataforma Android para apoiar a língua italiana.

Fundo

Collapse

Objetivos

  1. Para desenvolver e melhorar as metodologias para a partilha internacional de previsões de tempo emitidas por SMHN através da Internet;
  2. Para fornecer uma fonte centralizada de informações sobre a previsão de tempo na Internet;
  3. Para incentivar os meios de comunicação social internacionais a fazerem bom uso de informações sobre a previsão de tempo fornecido pela SMHN; e
  4. Para aumentar a visibilidade do SMHN, especialmente os Serviços de países em desenvolvimento, de modo a reforçar o reconhecimento público dos serviços meteorológicos que proporcionam.

Objetivos

Collapse

Site de internet do Serviço de Previsão Meteorológica à Escala Mundial (WWIS)

Informações climatológicas e observações.
  1. O nome e o logotipo dos membros, SMHN, participantes que fornecem informação;
  2. Hiperlinks para sites oficiais dos membros (se disponível);
  3. Hiperlinks para sites de Turismo local (se disponível);
  4. As previsões para os próximos dias para cidades selecionadas, incluindo temperatura, descrição e icons do tipo de tempo;
  5. O tempo atual; e
  6. Informações climatológicas e observações.

Site de internet do Serviço de Previsão Meteorológica à Escala Mundial (WWIS)

Collapse
Voltar ao topo